Pesquisar este blog

Santo Antonio de jesus, ba, Brazil
Eu, sou uma pessoa alegre e muito divertida, e uma obra prima do DEUS CRIADOR.

WEB RESTAURADOS

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sábado, 2 de julho de 2011

TEMA - UM CONFRONTO INESPERADO


LUCAS Cap. 7: 36-50

INTRODUÇÃO - Somos tendenciosos a viver dentro de um ambiente onde não queremos ser desmascarados, ou seja, confrontado por qualquer que seja, "seja Pai, Mãe, Pastor e etc.”. Quanto mais com a verdade de Jesus, isso é devido a um engano de satanás que é transmitido em nossa alma e por não queremos ter o conhecimento dos fatos, achamos que sempre estamos com a razão e que as pessoas estão erradas. "certo SEMPRE sou EU". Quando fazemos esse tipo de julgamento precipitado a respeito de alguma pessoa, ou de qualquer outra coisa, é ai que um confronto inesperado pode acontecer. Simão prepara um jantar, convida seus familiares, amigos e pessoas da alta sociedade e religiosos de sua epoca. Simão também convida Jesus para está presente neste jantar em sua casa. É sempre bom convida pessoas que agente gosta para almoça ou janta em nossa casa nos sentimos honrados pelas aquelas pessoas que atendeu o nosso convite não é... Assim se - sentia Simão honrado com a presença de seus familiares, amigos e pessoas da alta sociedade religiosa de sua epoca e também a do MESTRE JESUS. Quando todos na espequitativa esperavam que algo pudesse acontece de extraordinário, algo que fosse manifestado o poder de Deus. Do tipo que cego enxergassem, que mudo falasse que surdos ouvissem que endemoniados fossem libertos e etc. Uma mulher, diz a bíblia que essa mulher ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, ela entra sem ser convidada e rouba toda a cena. Simão ao perceber a presença da mulher ele faz um julgamento precipitado dizendo: “ SE ESTE HOMEM FOSSE, DE FATO, UM PROFETA, SABERIA QUEM É ESTA MULHER QUE ESTÁ TOCANDO NELE E A VIDA DE PECADO QUE ELA LEVA.” Isso imediatamente gerou um CONFRONTO INESPERADO. Esse confronto inesperado veio de três maneiras.

I – JESUS CONFRONTA SIMÃO CONTANDO UMA HISTORIA
1)      JESUS então disse ao fariseu: - Simão tenho uma coisa para lhe disser: -fale Mestre! – respondeu Simão. (Vers.40)
a.       Jesus lhe conta uma historia dizendo: que dois homens tinham uma divida com certo credor. A historia conta que este credor vendo que os dois homens não tendo com o que a divida, diz a bíblia que ele lhes perdoou-lhes. (vers.41,42)

b.      É interessante notar que um devia quinhentos e o ou cinqüenta, um devia mais e o outro devia menos

·         O perdão é o alicerce da reconstrução

2)      Então Jesus faz uma pergunta a Simão; quem o amará mais? (Vers. 43)

a.       Simão respira e contada conviquição responde aquele a quem mais perdoou. E Jesus lhe disse: você nessa história que acabei de contar você julgou de forma correta, ou seja, julgou bem. (Vers. 43)

·         Jesus estava querendo ensina a Simão, que o Amor e o perdão estava acima da divida e pecado daquela mulher.

v  TODO JULGAMENTO PRECIPITADOGERA UM CONFRTO INESPERADO.

II – JESUS CONFRONTA SIMÃO COM A PROPRIA OMISÃO DELE.
1)      Era um costume na época, quando algumas pessoas chegassem a casa alguém da cidade ou de qualquer aldeia que chegasse o dono da casa deveria ter:

a.       Uma bacia de água para hospede para que pudesse lavar os pés empoeirados (vers.44)
b.      Era de extrema o hóspedes ser recebido com um beijo (vers.45)
c.       Era de extrema importância também o óleo para ungir o hospede (vers.46)

v  Simão, por sua vez não deu importância à bacia de água para os pés, do beijo e do óleo para ungir, quem sabe Simão achava que o jantar erra suficiente para os convidados.

·         Quando na verdade ele estava se omitindo por causa do seu coração, que estava preso no julgamento precipitado.

OBS: TODA OMISSÃO TRAZ UM CONFRONTO INESPERADO!

III – JESUS CONFROTA SIMÃO COM A MULHER QUE ELE MESMO JULGOU SER DE MÁ FAMA (VERS. 44).
1)      Jesus chama atenção de Simão para a mulher, ou seja, confronta dizendo – você Simão está vendo está mulher?

a.       quando entrei em tua casa você não mim ofereceu água para lavar os meus pés, porém ela os lavou com suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos (vers. 44)

·         Jesus esta dizendo Simão: Eu esperava de você, essa atitude Simão. Foi você que mim convidou, onde esta a tua recepção a minha pessoa Simão?
Olha para essa mulher! Ela esta lavando os meus pés com a suas lagrimas lagrimais essa que esta saindo de dentro do seu coração como um grande sinal de respeito e adoração.

ü  Quantos de nós estamos insensíveis em nossos corações convidamos Jesus para um janta em nossas casas abarrotada de: dureza, incredulidade, omissão, ódio, contenda, prostituição, adultério, homicídio, e devido a tudo isso não damos atenção ao convidado Jesus
ü  Não é bom termos esses mesmo comportamento de Simão, achando que o banquete que realizamos é suficiente. O banquete só será bom se estiver acompanhado do serviço.

b.      quando entrei, em sua casa você não mim beijou; ela, porem, não para de beija os meus pés (vers. 45).

·         Jesus esta dizendo Simão: Eu esperava de você, essa atitude Simão. Foi você que mim convidou, onde esta a tua recepção a minha pessoa Simão?
Olha para essa mulher! Essa atitude dela de mim beija demonstra o quanto ela mim ama. Como esta o nosso amor para com Deus?

ü  Alem do abraço, do carinho, e da Campânia ser componentes da atitude de quem ama. O beijo é em se é a caraquiterização da atitude de quem ama.

ü  A insensibilidade do nosso coração é muito grande esse nosso comportamento demonstra o quanto não somos dignos de beija Jesus.  Simão não fez por causa do seu coração julgador, e preconceituoso.  

ü  Jesus quer que o beijamos,  anseia por esse ato de beijá-lo, quer nos sente, quer que encostemos os nossos rostos ao rosto dele e o beije.

c.       quando entrei, em sua casa você não pôs azeite perfumado na minha cabeça, porem ela derramou perfume nos meus pés. (vers 46).

·         Jesus esta dizendo Simão: Eu esperava de você, essa atitude Simão. Foi você que mim convidou, onde esta a tua recepção a minha pessoa Simão?
Olha para essa mulher!  Simão, ela quando quebra o vaso, eu vejo o seu coração sendo quebrado diante de mim, Mim mostrando esta arrependida de seus pecados.

ü  Diferente de muitos de nós que não queremos quebra o nosso coração diante de Jesus porque achamos que temos “algo de precioso” dentro dele, quando a bíblia diz em Jeremias 17:9-10 -Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 10 - Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

ü  O que carregamos em nossos corações muitas vezes é aquilo que Jesus disse em Mateus 15: 18-20. Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
19 - Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 - São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

v  Jesus vendo tudo que aquela mulher faz em sua presença. Ele não pode fica quieto, mudo, precisava fala algo para aquela mulher mesmo que Simão e os outros que esta ali não concordasse, e a bíblia diz em Lucas 7: 48,50. 48 E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. 50 E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

Desejamos e almejamos o que Jesus disse aquela mulher nos vers 48, 50, Só que para isso teremos que fazer o mesmo que aquela mulher fez diante da presença de Jesus. Vamos deixar de lado o nosso orgulho e nos lagar na presença de Jesus Amém

Que Jesus em sua infinita misericórdia abençoe a todos.

Antonio & Marinalva



Nenhum comentário:

Seguidores

Páginas

Marcadores